domingo, 23 de setembro de 2007








a arquitetura do fogo


a morte exibe sua musculatura de ira
sobre os “Tristes Horizontes”

setenta línguas de fogo
setecentas mãos ociosas
sete mil cabeças de medo
seu intestino sem fundo
sua fome de tudo
seu coração em pânico
seu insidioso ofício
sua boca sem futuro
sua ironia
seus infinitos pés sem rumo
suas geografias de susto
seus vaticínios e sortilégios


a morte dança
ri e bamboleia
estala estica e se insinua
ao ritmo do vento estéril
estaca
de repente surge cega
sobe silva suga e saboreia
lambe a lua de memória
a ramagem seca
lima a limalha de sangue
avança
nua e crua
se eleva acima da cabeça da urbe
da montanha de ferro
mais que a turba rude
gargalha range e ruge
reina absoluta em luz
arranca da ferrugem a fuligem
a fogueira do abutre
o que resta do inferno
da oficina do lucro
entra de súbito
assalta a janela dos escritórios
as casas
os bares
os bancos
os edifícios públicos
as ruas
os oratórios
nos ônibus
os carros
os sanatórios
parques e viadutos
na fera engrenagem do mundo
a morte triste e bela
mira fere de fogo
a paisagem dos olhos

o mirante se humilha
em delirante ladainha
ante a beleza do fogo
a Igreja São José
treme
da cabeça aos pés
sob a ruína do Fogo
a Praça da Liberdade
chora
sob o rumor do fogo
a Savassi linda e sedutora
geme
sob o rubor do fogo
a Avenida Afonso Pena
pára
sob o aviso do fogo

o Parque das Mangabeiras
se dobra
sob o malabarismo do fogo
a estátua de Tiradentes
cambaleia
sob a covardia do fogo
a Assembléia Legislativa
fica surda ao discurso do fogo
a Avenida Nossa Senhora do Carmo
se exorciza
contra o escárnio do fogo
o BH Shopping se incendeia
com o marketing do fogo
o Palácio das Artes
se evapora no branco
sob a música do fogo
o Parque Municipal
põe as barbas de molho
ante a traição do fogo
a Praça do Papa
se ajoelha
sob o poder do fogo
a Avenida do Contorno
se contorce
aperta o cerco
sob o vórtice do fogo

todos os semáforos se apagam
Nossa Senhora de Lurdes
não se curva
à prece do fogo
à fantasmagoria das chamas

a Rodoviária foge
sob as nuvens de cinza
sob a fumaça de abusos
o febre do fogo
tudo devora e contamina
a rotina dos dias
a ogiva das almas
o coração do vento
o ventre das aves
a vazante das águas
a veia dos bichos
as plantas mais altas
o Belo Horizonte aberto

no vazio da ravina
a morte cega
avança dança devaneia
desafia
desatina
não se troca
não se vende
não se entrega
de mãos beijadas
ao delírio da renda
não se morre nunca a morte
sobre o todo predomina
ao ritmo do vento
ao inchaço do ventre
ao riso do povo
por fora por dentro
do invólucro da fala
da casca do novo
no campo na cama
no sossego do jazigo
mais que vulcão andante
mais que perigo e gozo
a morte reina
definitiva amante
só não se ri
de si
acima da cabeça da cidade
efervescente e triste
proclama
interroga
a impune
misteriosa assassina

e agora Drummond
e agora Carlos
e agora José
e agora amor
e agora todos
todos os rostos e nomes
de ruas e praças
de santos anônimos
de falsários e heróis
de manicômios e presídios
de palácios
museus e monumentos


e agora Joaquim
e agora Silvérios
e todos os mitos
e todos os pretéritos
e todos os gritos
e todos os minérios
e todos os oráculos
e monastérios
todos os livros
bordados com ouro e ferro
todos os homens sem orelhas
todos os anjos sem cérebro
todos os pássaros sem sexo
sem voz
para ouvir
sem asas
para ungir
sem sonhos
para voar
pra recriar e mugir
para gritar e fugir
pra vomitar e latir
pra decorar e sentir
praguejar e repetir
para recitar por mais mil anos
o som da palavra Serra
a insônia do Curral del Rey
a ironia da morte
a afasia da terra
o sono de todas as coisas
o prefácio da vida subalterna
o poema sacro
o evangelho profano
a profecia
a solidão do Poeta Itabirano

São Sete Quedas de agonia
São sete anos de Peste
São sete séculos de luto

a morte exibe sua arquitetura de fogo
o poema em chamas no vazio das formas

a vida passa

quinta-feira, 20 de setembro de 2007


não apresses tua primavera
o setembro ensolarado
no calendário virtual
espera cada flor se abrir
no tempo exato
como o corpo desabrocha
em tímidos avisos
em noites e manhas desinteressadas
não apresses teus passos
para o amor
para o jardim que te espera

a primavera é paisagem

necessariamente secreta

segunda-feira, 10 de setembro de 2007


os homens estão dormindo
de um sono confortável e triste
mesmo depois do sol desperto
queimar de fulgor a cortina do quarto
suas fatigadas retinas

mesmo quando dirigem
seus automóveis velozes
e automaticamente buzinam
estão dormindo

um cão sem dono
permanece esticado no asfalto
um mendigo vasculha ao lata de lixo
a caixa vazia de sonhos
um leiteiro anacrônico
anuncia o branco da manhã

a oficina enfurecida
se agita
grita
se irrita
a cidade acorda
sem dúvida dividida

sob o invisível signo de som
da anti-sinfonia eletrônica


à vida à venda a preço de banana
a morte em suaves prestações

meninas feito bonecas
se oferecem na vitrine das esquinas

o supremo enigma continua vivo
ninguém decifra

os homens estão dormindo

domingo, 9 de setembro de 2007


a língua é nó e nódoa
nem soda tira
moda
signo
simulacro
não é nobre nem mendiga
nem verdade
nem mentira
a língua é móvel
livre experiência antiga
não é obvia
nem objetiva
a língua luta
contra a morte esgrima
bicho estranho
amarra a vida nova
ao nó da narrativa

terça-feira, 4 de setembro de 2007


a contrapelo da pedra
de seu código de cal
leio a feito de lesma
a pedra mesma ilesa
lisa caligrafia mineral

leio de Cabral a Drummond
a lírica impura poesia
ancestral

o poema solto no campo
desliza de rio submerso
como se veia fosse
de sangue inodoro
a palavra bruta
de boa em boca
no socavão da gruta

a contrapelo do texto rola
voa
a pretexto da pedra imóvel
"Nel mezzo del camin
de nostra vita".
a vida mesma desmedido
verso
a contrapelo da pedra no caminho
ecoa