domingo, 28 de outubro de 2007



Hiroxima e Nagasáqui
não são rosas do passado
são flores tristes
tatuagens
rubras cicatrizes
no coração da humanidade
cogumelos amarelos e vermelhos
letreiros de medo no céu de chumbo

nos jardins particulares do Planeta incendiado
Auschwitz-Birkenau
ainda vive
assusta homens e mulheres
a todo instnate
dissimulados e noturnos
assumem ares inocentes
enquanto servem o pão ázino
trituram mentes e coraçoes

o tempo da história
é de absoluto presente
a memóira não se apaga
não dorme nunca o pensmaento
sob nuvens de silêncio
a palavra liberdade
em quarta crescente
ilumina de esperança lunar
o porão do mundo

Hiroxima e Nagasáqui
não são rosas do passado
são fendas
insondáveis abismos
do um poema envergonhado
gerações de poetas mortos
no perverso ritual cotidiano
cortinas de fumaça
de um turíbulo apócrifo
a morte especular se admira
nos chips eletrôniocs
no espelho global

Hiroxima e Nagasáqui
a multidão atônita
Auschwitz-Birkenau tentam respirar

sábado, 27 de outubro de 2007



por um instante esqueço
a “Canção do Exílio”
exito entre a palmeira sem folhas
e a palmatória dos sentidos
não mereço tanto desaforo
não me humilho
não me entrego ao desespero
não me omito ante o desterro do sonho
do canto de liberdade da pátria

um sabiá pousa na cabeça
de minha professora
exibe notas dissonantes
entre os cabelos do vento
voam dinossauros de luz
existirá mesmo o paraíso
minha “Terra Brasilis”
pergunta pela janela o horizonte
menino desatento de gramáticas e estilos

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Um arco-íris começa a se desenhar no coração de cada um de nós. Nele caberão nossos desejos, nossos projetos, nossos sonhos, nosso trabalho, nossas utopias, nossas criações coletivas, nosso compromisso mútuo, nossa liberdade, como seres humanos e sujeitos de nossos destinos e desatinos.Sejamos livres e conscientes de nosso papel e de nossas responsabilidades!
Foto e texto:Prof.João Evangelista Rodrigues

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Crianças de Arcos (MG), apresentnado
um trablhao escolar sobre meu livro inéidto, O Baile das Letras.

Estatuto-manifesto por uma
pedagogia viva da liberdade

“No Sertão a pedra
não sabe lecionar
e se lecionasse não ensinaria nada;
lá não se aprende a pedra:
lá a pedra,uma pedra de nascença, entranha a alma.”

João Cabral de Melo Neto in A Educação pela Pedra

recomeça pela pedra
pela pedra branca
no túmulo de Cabral
a educação
o que aqui se inicia
...
a pedra líquida
liquefeita em cal
em calma de rio
no Jordão
sob a imposição das mãos
pelo o amor de outro João se batiza

recomeça na pedra a pedra a educação
João Evangelista Rodrigues

Aos mestres, dedico:

Ao educador brasileiro, Paulo Freire, com quem aprendi a liberdade de viver e de ler/escrever/reescrever o mundo com olhos críticos e criativos.

À Noêmia Teixeira Rodrigues, minha mãe e primeira professora, educadora dedicada e exemplar.

Considerando os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e os direitos inalienáveis dos cidadãos brasileiros, garantidos pela Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, cria-se e se divulga o presente estatuto:
Fica decretado:

Art. 1º Que a vida seja um dom natural e a arte de viver, uma conquista permanente e inegociável Que todas as crianças, jovens e adolescentes, todos os alunos, de todos os níveis de ensino, tenham direito à liberdade de expressão, de manifestar seus pensamentos, seus desejos, suas angústias, suas tristezas e alegrias diante da vida, da realidade de seu país e de sua escola.
Art.2º Que o sol e a chuva, o vento e as estrelas, as geleiras e os mares e rios e as floretas
pertençam a todos os homens da Terra. Que todos os alunos sejam sujeitos e cidadãos do mundo, e que a todos os seus direitos correspondam deveres, em um processo mútuo de participação responsável, crítica e transformadora, pela construção do conhecimento e defesa do patrimônio físico, espiritual e intelectual e da memória da escola em que estudam, da sociedade onde atuam e do País onde vivem.

Art.3º Que o sonho não acabou, nem a Utopia, e a história do mundo continua a ser escrita. Que mesmo em tempos de globalização, do advento de novas tecnologias e de um neoliberalismo, temporariamente triunfante, e de crise dos paradigmas científicos, éticos e estéticos, todos os estudantes tenham direito de pensar o mundo, de nele intervir e de sonhar com um futuro melhor para a humanidade.

Art.4º Que o Universo seja a casa do saber. Que a escola deva ser um espaço confortável e agradável, propício à construção coletiva da liberdade e do conhecimento, através de uma convivência respeitável e de trocas sinceras e justas entre seus atores – alunos, professores, gestores e funcionários - e dos diversos saberes e sabores que nela florescem.

Art.5º Que a palavra luz habite o mundo e mova a vida.Que a sala de aula não se restrinja a um quadrilátero rígido e árido, mas se expanda mundo afora, para, generosamente, dar e receber, de maneira democrática e plural, superando a distância entre teoria e prática, as diversas formas de conhecimento, de arte e de cultura existentes no vasto e inesgotável campo do universo.

Art. 6º Que a escuridão prometa fantasmas e ao mesmo tempo realce mais o brilho das constelações. Que a palavra educação não floresça no quintal do medo. Não possa introjetar em seu coração, sob qualquer pretexto, as causas do medo, isto é, o próprio medo, protagonista de modelos pedagógicos técno-burocráticos, em detrimento de uma visão educativa ampla e integradora, humana , viva e libertária.

Art.7º Que o homem seja o artífice do mundo em que vive. Que a arte e a cultura, a poesia e o prazer devam fazer parte do cotidiano das escolas, da mesma forma que o ar que respiramos, a água que bebemos e as linguagens através das quais nos comunicamos.

Art.8º Que o mundo da linguagem seja a plumagem, a razão e o vôo dos pássaros. Que todos os alunos tenham acesso à informação, ao conhecimento, à leitura, à arte e ao diálogo franco, em um ambiente lúdico, constituindo-se como sujeitos e agentes do processo de ensino-aprendizagem, em um mundo ameaçado pelo individualismo, pela violência, pela falta de ética na política, pelo desequilíbrio de poder no campo econômico-financeiro e geopolítico, pela destruição do Planeta pelo homem e pelo aquecimento global;

Art.9º Que a canção da vida seja composta em parceria e cantada por todos os seres de mãos dadas. Que a educação, em suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, não seja tratada como mercadoria, nem os alunos, como clientes ou objetos regidos pela lei de mercado. Que o ato educativo seja fator de construção da cidadania, de emancipação e autonomia dos estudantes, empenhados em se prepararem para a vida e para sua inserção no processo produtivo, cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo, em escala mundial.

Art. 10º Que a vida valha pelo que conhecemos e amamos. Pelo que descobrimos e inventamos. Que o sol possa ser azul, ou vermelho, amarelo ou laranja, conforme seja a imaginação, o sentimento e a criatividade de quem o admira e o transfigura através dos meios de comunicação e de qualquer outra forma de expressão – como cinema, fotografia, literatura, xérox, teatro, música, Internet, grafite, desenho, charge, colagem ou pintura. Fica decretado que todos os seres da terra - animados ou inanimados, todos que andam, nadam, voam ou rastejam e mesmo a pedra inerte - todos sejamos irmãos e que tudo mereça respeito e proteção, de acordo com princípios e valores que norteiam a Ética do Cuidado. Todos habitamos a palavra Mundo, de todos e de qualquer mundo. Que todos sejamos mais serenos e sensatos, mais justos e sinceros, Que todos sejamos felizes.

João Evangelista Rodrigues
Jornalista, escritor e educador
Edméia Faria
Escritora e educadora

Arcos, agosto de 2007