sábado, 11 de outubro de 2008

manifesto

a viola é de festa
é de mutirão
é de quem se manifesta
na cidade e no sertão

é memória coletiva
voz ativa e comunhão
tem o som da patativa
urubu não cana não

a viola é companheira
do violeiro e da canção
tem viola feiticeira
nesta eu não ponho a mão

viola de sete fitas
sete dias da semana
sete morenas bonitas
sete sinas de cigana

viola de cantoria
devoção de padroeira
de congado e de folia
de batuque e brincadeira

instrumento delicado
relicário de madeira
guardiã do sentimento
da cultura brasileira

Concerto Vivaviola
60 Cordas em Movimento
A viola caipira nunca esteve tão viva como em nossos dias. Prova disto é o concerto VivaViola que tem a participação de seis compositores e intérpretes da autêntica música de raiz, os violeiros Wilson Dias, Pereira da Viola, Joaci Ornelas, Gustavo Guimarães, Chico Lobo e Bilora. Instrumento fundamental na formação da identidade cultural de Minas Gerais e do Brasil, a viola, continua presente nas festas religiosas e nas manifestações populares. Após um período de ostracismo, relegada ao segundo plano, ressurge nos anos 80 com toda a sua força e importância, para reconquistar espaço na mídia e no mercado fonográfico. A viola está na moda, com todo respeito ao trocadilho. As apresentações acontecem nos dias 24, sexta-feira às 21:00; dia 25, sábado às 21:00 e no dia 26, domingo às 19:00, no Teatro Alterosa, na Av. Assis Chateaubriand, 499 Floresta. O espetáculo VivaViola é uma produção coletiva e mostra além de trabalhos autorais, a tradição da viola caipira, das cantigas de roda e das folias de reis. Os seis violeiros, cada qual com sua peculiaridade, trazem em suas músicas, a viola caipira no âmbito da música mineira, e retratam as influências dos lugares de onde vieram na valorização da criatividade plural e representação de genuínas formas de expressão. Com batuques, modas de viola, toadas entre outros.

Novo conceito

Ao contrário das formas costumeiras de apresentação musical que envolve vários artistas, o VivaViola propõe um formato diferenciado na utilização do palco. Um novo conceito em que os artistas permanecem no palco durante todo o show, com sua viola caipira. Cada músico fará apresentação solo e com um violeiro convidado. A abertura e encerramento será uma bela cantoria com interação junto ao público. No universo dos violeiros há várias afinações. Nesse espetáculo serão “60 cordas em movimento”, durante aproximadamente 1h40 de espetáculo.
Repertório variado
Por se tratar de um espetáculo coletivo, o repertório é amplo e variado, formado basicamente de músicas autorais e de domínio público – que serão apresentadas de modo solo e também em parcerias. Entre as músicas do repertório, Wilson Dias apresentará “Brasil Festeiro”, composição inédita feita em parceria com João Evangelista Rodrigues. E Pereira da Viola interpretará a conhecida “Menina flor” de sua autoria
e Josino Medina. Joaci Ornelas cantará “Moda de Violeiro”, uma de suas parcerias junto ao também poeta e compositor João Evangelista Rodrigues. Enquanto, Gustavo Guimarães cantará “A voz do rio” que faz parte do seu primeiro CD, “Vaqueiro” a ser lançado em breve. Chico Lobo apresentará uma de suas músicas mais apreciadas, “No Braço dessa Viola”. E Bilora apresentará o seu “Calango na cidade”.

Mutirão de vozes
Verdadeiro mutirão de vozes, o espetáculo VivaViola é um panorama do que há de mais representativo na música de viola produzida por uma nova geração de compositores mineiros. Reflete, portanto a formação, as influências e a visão de mundo de cada um dos artistas. Todas essas diferenças e diversidade de linguagens têm um elo comum e o mesmo suporte: a tradição da viola enquanto fator de formação da identidade cultural brasileira, e elementos fundamentais de nossa cultura popular. O violeiro Chico Lobo – um dos mais ativos violeiros do cenário nacional e internacional, idealizador e apresentador do Programa de TV Viola Brasil, especial veículo de divulgação da viola (desde 2003) -, ressalta a importância deste concerto ao dizer que: “É sempre bom juntar minha viola com a dos companheiros. A viola é de festa, é de mutirão, é de coletividade. Sendo assim, se uma viola já é bonita imagina quando muitas se juntam numa cantoria certeira”. Para Gustavo Guimarães – um dos legítimos representantes da nova geração da viola -, o concerto tem um significado especial é um momento de afirmação e ascensão da viola. Além disso, tem como princípios comuns à defesa de valores éticos morais, culturais e espirituais, que giram em torno da música de viola.
Pereira da Viola, um dos artistas mais reconhecido de Minas e do Brasil, presidente da Associação Nacional dos Violeiros (ANVB), analisa o concerto VivaViola no contexto do movimento nacional em torno deste instrumento.
Ele afirma que, “Em Belo Horizonte sempre nos deparamos com um certo vazio se comparado a São Paulo e até mesmo a outros estados, no processo de identificação, estruturação e expansão deste movimento musical. Compreendo que este momento é profundamente oportuno, para esta ação coletiva que estamos desenvolvendo”.

A opinião de Wilson Dias - que tem direcionando sua carreira para o encontro entre a tradição e o urbano com um viés especial a cultura popular -, reforça poeticamente essa idéia, sobre a valorização da música de viola caipira que vem crescendo a cada dia, ao dizer: “cabe a todos nós o trabalho de manter enlaçados os fios que nos ligam, de maneira que a nossa rede de vida permaneça ‘redeviva’, em permanente frescor construtivo”.

Fiel às suas origens, o violeiro Bilora – um dos mais premiados violeiros do Brasil -, faz questão de ressaltar que “A viola representa a cultura popular brasileira do interior. Está presente na alma desse povo e tem cheiro de mato. Este concerto será a festa da música semeando o belo som da viola”, afirma o compositor.

Um dos responsáveis pela realização do I Seminário Nacional de Viola Caipira (evento que reuniu os principais violeiros do país, realizado em Belo Horizonte no primeiro semestre deste ano), Joaci Ornelas cujo trabalho é essencialmente ligado à viola caipira, como tradução musical desde o estilo renascentista, barroco, até os batuques e composições próprias -, afirma que este espetáculo tem dupla importância pessoal e artística. “Primeiro me permite colocar em contato direto com o trabalho musical de outros artistas. Segundo por que favorece uma troca de informações, sentimentos, experiências com artistas que acreditam numa vida mais justa e bela”.
Serviço
Concerto: VivaViola - 60 cordas em movimento.

Local: Teatro Alterosa (Av. Assis Chateaubriand, 499 – Floresta).
Datas: 24, 25 e 26 de Outubro de 2008
Horários: Sexta e Sábado às 21h // Domingo às 19h

Informações:
Picuá Produções / Nilce Gomes: (31) 3427 9670 / 9113 1626
Terra Boa Produções / Daiany Durães: (31) 3482 6674 / 8315 0450
Viola Brasil Produções / Ângela Lopes: (31) 3459 8026 / 9954 6580

Ingressos: Teatro Alterosa (31) 3237 6611
Valor: Inteira R$20,00. Meia entrada R$10,00