segunda-feira, 1 de junho de 2009


Bate-Pilão celebra a cultura popular

Os violeiros Pereira da Viola e Wilson Dias celebram a alegria e a riqueza da cultura popular com o espetáculo Bate Pilão em tre apresentações durante o mês de junho, sempre às quinta-feiras, no Lapa Multshow, em Belo Horizonte.

Além de suas raízes comuns, alimentadas pelas águas dos rios Jequitinhonha e Mucuri, os dois artistas trazem uma forte herança familiar marcada pela vivência rural e pela musicalidade ligada às manifestações tradicionais, tanto religiosas, quanto profanas.São, portanto, vozes semelhantes e ao mesmo tempo diferenciadas, temperadas, cada uma a seu modo, pelos ritmos e danças, pela sensibilidade e pela história de vida e artística de cada um deles.

Bate Pilão, título do espetáculo, é o nome de uma das músicas, que faz parte do repertorio, composta por Pereira da Viola, Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues. Este samba de roda sugere não apenas o ritmo do primitivo utensílio doméstico, mas a mistura de elementos culturais, pilados, purificados pela mãos dos homens e mulheres que compartilham suas alegria e seus cantos de trabalho.

No meio rural é comum duas ou mais pessoas alternarem as batida do pilão para limpar o arroz, o café, o milho, produtos básicos de sua sobrevivência, em um tempo em que ainda não havia energia elétrica nem o beneficiamento industrial dos alimentos. Feito de tronco de madeira e colocado geralmente em um canto da cozinha ou na varanda do terreiro, o pilão serve também de banco nas horas de lazer e de boa prosa.

A idéia, portanto, é permitir que as pessoas de Belo Horizonte aproveitem os festejos juninos, para entrarem em contato e conhecer os elementos da cultura popular brasileira, no que tem de melhor e mais autêntico em termos de mineiridade e de contemporaneidade. É como diz a música, “bate pilão da cultura/ amor, tristeza e paixão/bate palavra mais dura/que não merece perdão/farinha com rapadura/boca de forno e carvão”.

É com esta mistura de ritmos, de visões de mundo, de sentimentos e de estilos, que os cantores e compositores Pereira da Viola e Wilson Dias querem celebrar e compartilhar com o publico a alegria da festa, a saudável sensualidade da dança e do espírito lúdico, principias características das manifestações populares.Seja através de músicas como Bicho Calango, Dona Mariana, adaptadas por Pereira da Viola ou , de brincadeiras de roda, como Tindolêlê, de domínio
público, seja pelas adaptações feitas por Wilson Dias, como Da Lira, Rala Coco e Periquito Maracanã. Seja, por fim, através de músicas autorais, intencionalmente compostas a partir das vivências e pesquisas , enraizadas na cultura popular, como o Coco Sai Capeta , e o Samba de Roda, Bate-Pilao, entre outras, compostas por Pereira da Viola, Wilson Dias em parceria com o poeta João Evangelista. Isto, sem falar do forró de pé-de-serra, que marcou o início das atividades do Lapa Multshow, tornando este espaço uma referência das noites da capital l mineira.

Uma novidade do projeto Bate-Pilão é que além da magia de sua viola caipira, instrumento que o consagrou, Pereira da Viola vai se apresentar pela primeira vez em publico tocando rabeca. O músico explica que seu interesse pela rabeca nasceu pela identificação com a sonoridade e a força deste instrumento tão presente e marcante na cultura popular , em suas manifestações religiosas e profanas, quanto a viola caipira. “A rabeca e a viola aprecem sempre juntas nas festas populares e nas folias” , comenta Pereira.
A abertura do projeto Bate Pilão será feita juntamente com o lançamento do XXVII Festivale - Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha que este ano será realizado na cidade de Grão Mogol, de 25 de julho a 1º de agosto.O Coral Trovadores do Vale, da cidade de Araçuaí, participa da primeira apresentação do projeto Bate Pilão, como convidado especial dos dois artistas.
Outra novidade do projeto é a participação especial, como convidado, de um integrante do projeto VivaViola, lançado no Teatro Alterosa, em outubro do ano passado com a participação de Pereria da Viola Wilson Dias, Chico Lobo, Bilora, Gustavo Guimarães e Joaci Ornelas.
O VivaViola valoriza e divulga a música caipira, enquanto manifestação tradicional e fator de formação da identidade cultural brasileira.

No segundo semestre, o projeto Bate Pilão, , pretende mostrar, no Lapamultshow, outros artistas e grupos representativos da cultura popular Trovadores do Vale e Grupo de Coco Oricuri , de Belo Horizonte.

Serviço:
Local: Lapa Multshow
Data: Todas as quintas do mês de junho
Horário – 21h00
Preço Popular, meia: $r10,00
Endereço: Rua Álvares Maciel, Santa Efigênia, Esquina com AV.Brasil
Contato para entrevista:
Picuá Produções
Nilce Gomes – 31 – 34 27 96 70/ 87 21 71 22
Terra Boa Produções
Tuca Rodrigues
31 – 34 82 66 74 / 91 51 68 80

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, João, tudo bem? Vou fazer um post sobre sua oficina aqui no festival. Vá lá dar uma olhada.

Abraços do Lúcio Jr.